Existe ainda em Portugal algum receio e desconfiança em relação aos contratos de mediação imobiliária em exclusividade. Na maioria dos casos os proprietários têm medo de entregar um imóvel a apenas um agente imobiliário que o “esqueça” e ficar preso durante meses a um contrato que não gera qualquer fruto. Mas na verdade há forma de fazer o contrato de exclusividade com toda a segurança e tirar todo o proveito de ter um comercial dedicado ao seu imóvel! Na maioria das vezes as vendas concretizam-se mais rapidamente e, principalmente, com melhores negócios para os proprietários. Quer saber porquê?

Quais as principais vantagens de um contrato em exclusividade?

. Dedicação

Este é o primeiro fator diferenciador. No caso do imóvel ser exclusivo o agente imobiliário vai dedicar mais tempo à venda: porque o cliente confiou em si, porque tem maior margem de promoção e porque irá sempre ser remunerado com a venda. Assim vai querer não só vender depressa mas sobretudo vender bem e fazer um ótimo negócio para o seu cliente.

. Investimento e promoção

No caso de um imóvel exclusivo os materiais e verbas promocionais utilizados são muito maiores (quando o imóvel não é exclusivo há sempre o risco de outra imobiliária o vender, logo o investimento de promoção é menor). No caso da PMR Imobiliária os nossos exclusivos têm sempre fotografias profissionais, fazemos promoção de rua, porta a porta e no comércio local, anúncios pagos online, presença na nossa revista, entre mais. É muito mais fácil encontrar assim aquela pessoa que está mesmo à procura da sua casa!

. Credibilidade e Imagem

Num anúncio em exclusividade a (boa) imagem do imóvel está assegurada e tem um único interlocutor com todas as informações sobre o mesmo, que organiza tudo o que é necessário. Para além disso o seu imóvel aparece uma vez em cada plataforma, ao invés de várias vezes. Acha que seria melhor aparecer várias vezes? Então pense sobre a imagem que tem quando vê algo repetido várias vezes no mesmo local. Vai parecer-lhe que os proprietários estão um tanto “desesperados” por vender, que estará há muito tempo no mercado, já para não falar quando temos características ou preços diferentes. Apostar num trabalho de promoção de qualidade é meio caminho andado para uma ótima venda.

. Partilha

Sabe que um imóvel exclusivo é muito mais partilhado? É verdade! Uma das razões que leva muita gente a não querer a exclusividade é o facto do imóvel chegar a menos gente. Só que o que acontece é o contrário. Como o imóvel é exclusivo o comercial tem todo o interesse em partilhar com outras agências e colegas. Isto porque o imóvel é exclusivo do ponto de vista do proprietário mas as propostas de clientes compradores podem vir de qualquer lado! Inclusive de outras agências. Para além disso o agente não corre o risco de ver outra agência angariar o imóvel e por isso tem toda a confiança para partilhar.

Como garantir que terá um comercial dedicado?

Analisando todas as vantagens de um agente imobiliário exclusivo e dedicado o importante é então garantir que tem a pessoa certa consigo! Como é que o faz?

. Pesquise: faça uma pesquisa online e perceba qual o feedback tanto da agência como do comercial. São ativos? Promovem regularmente os seus imóveis? Tem feedback e críticas positivas? Todos estes são sinais de que pode confiar e avançar.

. Pergunte: para além do online o trabalho de rua continua a ser essencial e o ponto forte de muitos agentes. Questione-se se costuma ver na sua zona material promocional da agência e/ou do agente; fale até com algumas pessoas de estabelecimentos comerciais se conhecem o trabalho. Quando falamos de agências já estabelecidas numa zona há algum tempo é normal que sejam conhecidos na zona e facilmente conseguirá ter algum feedback.

. Avalie experiência e conhecimento: quando falar com o comercial faça-lhe algumas perguntas sobre o seu imóvel e a sua zona; perceba se é uma pessoa que conhece a zona e está à vontade com o mercado.

. Forneça informação: dê ao comercial que escolher toda a informação rapidamente e o à vontade para poder fazer o seu melhor trabalho!

. Esteja sempre atualizado: mantenha conversa com regularidade com o agente imobiliário, de forma a estar a par do que está a ser feito para promover o seu imóvel e qual o feedback que este está a ter no mercado.

. Oiça o seu agente imobiliário: é o seu consultor e a pessoa que melhor conhece o mercado por isso oiça-o e valorize a sua opinião. Tem dúvidas? Faça uma pequena pesquisa online e perceba as características, apresentação ou preço de imóveis similares. Um consultor dedicado vai ter a preocupação e atenção para consigo para conseguir o melhor negócio.

E em último caso não se esqueça que o seu contrato de exclusividade é com a agência imobiliária e que ambos só ganham com negócios concretizados. Por todas estas razões são sobretudo parceiros com o mesmo objetivo!